Fobia de avião

FOBIA DE AVIÃO - Perguntas e respostas

É COMUM AS PESSOAS TEREM MEDO DE VOAR?
 
Mesmo sendo comprovado que o avião é o meio de transporte mais seguro que existe, cerca de 42% da população brasileira sente algum nível de desconforto ao voar.Muitos individuos sentem intenso.Essa ansiedade e medo estão associados à pensamentos catastróficos onde o indivíduo imagina que  que o pior pode pode acontecer, como por exemplo, o avião cair durante uma turbulência ou durante a decolagem ou pouso.Muitas pessoas inclusive, nem podem cogitar a possibilidade de entrar em um avião.
Estudos baseados em estatísticas comprovam que para cada 3,12 MILHÕES de passageiros apenas 1 poderá morrer em um acidente aereo, enquanto mais de 273 correm risco de morrer no caminho até o aeroporto.

Quais os principais sintomas existentes nas pessoas que tem fobia de avião?
 
Estado constante de alerta
* Sensação de desmaio
* Aceleração dos batimentos cardíacos 
* mãos frias e suadas
* Falta de ar
* Tontura
* Pernas  tremendo
* Falta de Apetite
* Sensação de perda de controle 
* Desconforto no peito
* Pensamentos catastróficos
* Dor de barriga

 Diante de nossa experiência clinica com pacientes com medo de voar,  podemos constatar o quanto que essa fobia desencadeia danos na vida pessoal e profissional desses pacientes.Já tratamos muitos casos em que pacientes chegaram a recusar propostas de emprego e a perder muitas viagens de férias com a familia. 

Quais os fatores que estÃo relacionados À Fobia de AviÃo ?
 
A fobia de Avião pode estar associada a diferentes fatores como por exemplo, o medo da perda de controle, ansiedade por estar em local fechado, impossibilidade de fugir da situação, passar mal e não ter socorro e ocorrência de um acidente.   

Qual a probabilidade de cura com a Terapia Cognitivo Comportamental?
 
Com o tratamento Cognitivo Comportamental o paciente que tem medo de voar  tem uma chance de mais de 95%  de cura.
A Terapia Cognitivo Comportamental possui técnicas bastante específicas que em pouco tempo permite o sucesso no tratamento da fobia.

Como funciona o tratamento para Fobia de Avião com realidade virtual?
 
O tratamento cognitivo comportamental visa  ensinar estratégias para lidar com a ansiedade e pensamentos catastróficos através de técnicas de autocontrole e relaxamento, permitindo que a viagem se torne um momento agradável. Com o equipamento de realidade virtual é possível expor o paciente as mais variadas situações que envolvem o medo de voar, como por exemplo:
 

A ida para o aeroporto dentro do taxi

Fazer o check in

A espera no portão de embarque

Decolagem

Turbulências

Aterrissagem

 

No momento em que o paciente enfrenta essas situações temidas, é possível monitorar as oscilações dos níveis de ansiedade, batimentos cardíacos e respiração através do aparelho de biofeedback.

 

 

Quanto tempo dura o tratamento?
 
O tempo do tratamento vai depender da severidade da fobia. O tratamento cognitivo comportamental associado as experiências virtuais normalmente tem uma duração menor do que o tratamento convencional.
A grande maioria dos pacientes se sentem seguros para enfrentar as situações temidas antes de completar 12 sessões.
 

Leia tb esta reportagem no site do Jornal O Globo sobre Tratamento com Realidade Virtual:
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/clinica-brasileira-usa-realidade-virtual-para-tratar-fobia-de-aviao-15696948